DICAS PARA ESCREVER PARA TEATRO CRISTÃO

Para escrever uma peça primeiro pense na ideia, no tema que você quer abordar.
Mentalmente vá construindo cenas. Escreva-as brevemente como um resumo que irá lhe ajudar a construir as cenas.
Exemplo
CENA 1 - MÃE PEDE A FILHA QUE LEVE DOCES NA CASA DA AVO, MAS NÃO PELA FLORESTA.
CENA 2 - MENINA DESOBEDECE A MÃE E SEGUE PELA FLORESTA POR SER CAMINHO MAIS CURTO.
Assim, depois dessas descrições de cena, você pode desenvolver os diálogos. É assim que eu faço quando escrevo para teatro. Minha dica pessoal.
Pense numa historia com inicio, meio e fim. Como a gente aprendeu na escola mesmo.
E em algo que no teatro chamamos conflito. Conflito é a engrenagem da sua narrativa. Está diretamente ligado ao personagem principal que chamamos de protagonista.
O antagonista será o personagem que se opõe ao protagonista, não necessariamente sendo seu inimigo, mas em oposição, que pode ser de ideais, objetivos, propostas. O antagonista inclusive, pode ate ser "uma luta invisível" do protagonista com ele mesmo.
Desenvolva bem os personagens, de-lhes alma. Crie a cena, mas imagine, como esse personagem chegou ate aqui? Qual foi a vida desse personagem, antes desse ponto mostrado na peça? Seu histórico familiar, personalidade, defeitos, anseios, qualidades. Questões morais. Para isso  é necessário trabalho de pesquisa, do AUTOR e do ATOR. O autor vai criar o personagem, o ator vai dar vida, voz, corpo, atitude e alma.
Caso pense em um final, que este seja surpreendente para o público. Pense em reviravoltas. E que tal em personagens que aparentam ser uma coisa e são outra e isso é revelado ao final?
Alfred Hitchcook, famoso cineasta e diretor,  dizia que quando se revela ao publico algo sobre a trama ou o personagem, que só o publico sabe, os demais personagens não, como por exemplo alguém que é mau, mas tem aparência de bom moço. Quando o público SABE disso antes que os demais personagens da trama descubram, é aí que está o SUSPENSE. O público ficará apreensivo desde o momento que "descobriram" até o momento que será revelado aos demais personagens na trama.
Agora se você quer fazer uma surpresa, um SUSTO, Hitchcook também fala sobre isso, ele diz que o susto é quando público e demais personagens descobrem o segredo juntos. As vezes nem os personagens percebem, só o público mesmo.
O importante no ato de se escrever pra teatro, além de inúmeras técnicas que não foram descritas aqui, é que você tenha a idéia, desenvolva-a bem através de pesquisas, para principalmente, não cair no clichê.
Fuga do lugar comum. Teatro é um novo olhar sobre algo já visto.
Seja criativa e tenha perseverança.
Escrever é persistência. É sentar na cadeira e exercitar.
Vamos ao trabalho!

Leu? Curtiu? Comente e compartilhe!
Um abraço e até a próxima!

Luiza Regina Reis
luizareginareis@bol.com.br
ABC do Teatro Ministerial

Baixe gratuitamente nossas apostilas no Scribd

Postagens mais visitadas